Mais de 3.000 alunos da rede municipal de ensino estão sendo beneficiados com a entrega de kits de uniformes escolares. As escolas da rede municipal estão promovendo reuniões com os pais e responsáveis dos alunos para a entrega das avaliações e notas referentes ao primeiro bimestre do ano letivo de 2024. Além disso, está sendo realizada a distribuição dos kits de uniforme para todos os alunos da rede municipal.
Em entrevista para a TV Amplitude Juara e rádio Amplitude FM, Fernanda Alves, Secretária Municipal de Educação, explicou que cada kit de uniforme contém duas camisetas, uma bermuda, um par de tênis e um par de meias. "Esses uniformes são destinados a todos os nossos alunos da rede municipal de ensino, tanto das escolas urbanas quanto das escolas no campo e também das creches, as unidades de creches que também fazem parte do ensino", afirmou Fernanda.
A entrega dos kits de uniforme e das avaliações do primeiro bimestre é um momento esperado por todos, pois além de renovar a vestimenta dos alunos, proporciona uma sensação de bem-estar e cuidado, demonstrando o compromisso da comunidade escolar com a qualidade da educação oferecida.
"A finalidade da gestão em realizar a entrega desses uniformes é garantir um ensino de qualidade. Quando pensamos em ensino de qualidade, precisamos garantir a assiduidade dos alunos, os investimentos e melhorias no transporte escolar, no material de qualidade para nossas crianças, e o uniforme é um dos quesitos", ressaltou Fernanda.
A Secretária de Educação destacou ainda a importância dos uniformes escolares para a segurança e organização dentro das escolas. "A caracterização da criança com o uniforme é uma segurança visual. Aonde você vê uma criança uniformizada, você já sabe que ela está indo ou voltando da escola. Isso também é um critério de segurança e organização. Por isso, pedimos aos pais que mantenham seus filhos diariamente uniformizados", explicou.
Fernanda ressaltou que a orientação aos diretores é conversar e orientar os pais para garantir que todos os alunos estejam uniformizados diariamente. "É importante, necessário que isso se mantenha em nossa rede de ensino com os nossos pequenos", pontua a Secretária Municipal de Educação.
Ela destacou que evidentemente, nenhum pai é obrigado a levar o filho uniformizado, pois não existe lei que obrigue. "Mas, nas orientações e nos contratos didáticos e nos termos de responsabilidade da família junto com a escola consta que ele deve ir uniformizados, para todas as ações escolares e isso quer dizer que nossas escolas têm bastante excursão. Excursão para investigação de alguma coisa relacionada ao projeto de ensino, a metodologia do professor etc.", concluiu a Secretária Municipal de Educação.