Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

LIRA aponta aumento do índice de infestação do mosquito da dengue em Juara

Levantamento indica necessidade de intensificação das medidas de prevenção e combate à dengue no município.

Data: Quarta-feira, 01/05/2024 10:16
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

O Levantamento de Índice Rápido (LIRA), realizado pela vigilância ambiental de Juara, encerrou seu terceiro levantamento no final do mês de abril, trazendo preocupantes dados sobre a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Até próximo das 12h do dia 30 de abril, Juara tinha notificados 66 casos de dengue, 10 de Zika e 9 de Chikungunya.


Conversamos com Arlete Ramos, responsável pela realização dos levantamentos na cidade, que explicou a importância do LIRA para o controle da dengue no município. Segundo Arlete, o LIRA é um levantamento de índice rápido solicitado pelo Ministério da Saúde, que permite compreender a situação da infestação do mosquito de forma ágil.


"O LIRA é um método que nos permite levantar a população de mosquito no município em um tempo muito curto. Realizamos uma amostragem dos bairros e quarteirões, e em dois dias conseguimos ter uma noção clara da situação da infestação", explicou Arlete.


Os resultados do último LIRA apontaram um aumento significativo no índice de infestação do mosquito, passando de 1.2 para 2.9. Esse aumento ocorreu após o período de chuvas intensas, que favorecem a reprodução do Aedes aegypti. O ideal é que o índice fique abaixo de 1.0.


"Quando aumentam as chuvas, ocorre também o aumento da população do mosquito. Para evitar isso, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, verificando seu quintal pelo menos uma vez por semana e eliminando possíveis criadouros do mosquito", ressaltou Arlete.


Ela alertou também para a chegada do mês de maio, que marca o início do período mais delicado em relação à proliferação da dengue. Com o término das chuvas e o início do calor, o ambiente se torna ainda mais propício para a reprodução do mosquito.


"O Ministério da Saúde já programou outro LIRA para o final de maio, e é fundamental que tenhamos uma mobilização ainda maior da população nesse período. Além do LIRA, as visitas domiciliares também são essenciais para o monitoramento da infestação e para o desenvolvimento de políticas públicas de combate à dengue", concluiu Arlete.


Diante desses dados preocupantes, é imprescindível que cada cidadão contribua no combate à dengue, adotando medidas preventivas em seus quintais e colaborando com as ações da vigilância ambiental. A conscientização e a mobilização de todos são essenciais para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, o aumento de casos de dengue no município.