No próximo dia 18 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data tem como objetivo alertar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra essa grave violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. O Ministério Público desempenha um papel fundamental nessa luta, atuando na prevenção, no combate e na punição dos responsáveis por esses crimes.
A promotora de justiça, Roberta Câmara, informou que a Procuradoria Especializada da Infância e da Adolescência promove a campanha do "Faça Bonito", do dia 18 de maio, proporcionando cartazes, materiais de divulgação e camisetas para distribuição na rede de proteção das crianças e dos adolescentes em todos os municípios do Estado de Mato Grosso, inclusive em Juara.
"É muito importante nós termos este mês de maio para falar sobre o assunto, e obviamente, não só o mês de maio, mas é sempre importante falar de um assunto tão delicado. O abuso e a exploração sexual das crianças e dos adolescentes é uma realidade infelizmente em nosso país, em nossa região. Aqui na promotoria, diariamente, nós acompanhamos crianças vítimas de crimes relacionados ao abuso e exploração sexual, tanto na promotoria civil quanto na promotoria criminal", ressalta a promotora.
O pior de tudo, claro, é que o abuso em si já é algo horrível, mas infelizmente as estatísticas apontam que, na maioria das vezes, são os familiares, como tios, pais, avós, amigos da família, que deveriam proteger, que acabam sendo os agressores. Por isso, é importante esse contato e lidar com esse tema diretamente com as crianças, para que elas possam se proteger e estejam atentas a sinais de que, às vezes, uma conduta que é passada como normal, na verdade não é.
Além da campanha do mês de maio, toda a atividade ministerial é voltada para estar junto com a rede de apoio, como Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, fazendo eventos para divulgar essa temática na sociedade. Há uma programação especial da gestão municipal para este mês de maio.
"Na próxima quinta-feira, 9, nós vamos visitar uma aldeia indígena para tratar desse assunto com os indígenas. Vamos também fazer visitas nas escolas entre os dias 14, 15 e 16 e no dia 17, gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar a todos para um cinema na Praça dos Colonizadores, às 18h30. Será um evento para toda a família. Levem seus filhos, seus familiares. Vai ser servido lanche, vai ser um cinema em praça pública, uma atividade muito bacana. Vai ter também uma sala de vacinação para quem quiser atualizar suas vacinas, uma iniciativa do Ministério Público para unir a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde e aproveitar essa oportunidade para conseguir que Juara cresça nos índices de vacinação também.", concluiu a promotora Roberta Câmara.