Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

INDEA itinerante inicia atendimento em Juara e região para facilitar comunicação de estoque de rebanho

Projeto do INDEA percorre comunidades rurais de Juara e Vale do Arinos para atender produtores e facilitar comunicação de estoque de rebanho.

Data: Terça-feira, 14/05/2024 16:25
Fonte: Redação Eberth Rodrigues.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) iniciou hoje (14/05) mais uma edição do projeto INDEA itinerante, em Juara e região. O programa, que já acontece há cerca de 15 anos, leva atendimento aos produtores rurais em suas próprias comunidades, facilitando o acesso aos serviços do órgão.

 

Em entrevista à TV Amplitude, Kidney Franklin, representante do INDEA em Juara, explicou como será a programação do projeto nos próximos dias. "Hoje inicia o nosso INDEA itinerante. São deslocados dois servidores aqui da unidade para atender as comunidades rurais e o distrito da Paranorte", disse.

 

Franklin detalhou a programação, que contemplará diversas localidades nos próximos dias. "Amanhã, Quarta-feira, lá na Serra do Teodoro, no Sandro. Na parte da tarde, amanhã ainda, lá na Dona Fátima, na linha 2 do PA Vale do Arinos. Na quinta-feira, lá na linha 4, no Comércio do Antigo Comércio do Divino, no assentamento do PA Vale do Arinos. E na sexta-feira, no Banco da Terra. Então, são quatro dias, percorrendo em torno de 600 a 650 quilômetros, levando o INDEA até o produtor", explicou.

 

O representante do INDEA ressaltou a importância do projeto para os produtores da região. "Isso contribui de forma positiva, tendo em vista que nós tiramos aquele excesso de pessoas aqui dentro do INDEA. E o custo para o produtor é bem menor", afirmou.

 

Kidney Franklin também destacou que durante o atendimento itinerante, é possível identificar melhor as necessidades dos produtores. "Lá no seu local de moradia, a gente consegue identificar, às vezes, alguma necessidade a mais do produtor, porque a gente vai estar conversando com mais tempo com ele", disse.

 

Sobre a divulgação do projeto, além da TV Amplitude Juara e rádio Amplitude FM, Kidney explicou que o INDEA utiliza diversos meios para informar os produtores sobre a programação do atendimento itinerante. "A gente divulga, através dos grupos de WhatsApp, a programação de produtores da região. A gente tem os comitês de saúde animal, que a gente envia, tem os colaboradores também, e eles replicam essas informações", afirmou.

 

Durante o período do INDEA itinerante, a principal atividade de atendimento será a comunicação de estoque de rebanho, que é

obrigatória. "E como não tem mais a vacinação de aftosa, essa comunicação de estoque de rebanho iria até o dia 31 e foi prorrogada agora até o dia 4 de junho. Então o produtor que tiver rebanho bovino, ele precisa estar comunicando estoque durante o atendimento do INDEA itinerante", explicou Franklin.

 

O INDEA itinerante visa facilitar o acesso dos produtores aos serviços do órgão, além de promover a comunicação de estoque de rebanho, contribuindo para o controle sanitário e a segurança da produção agropecuária na região.