Desde às 8 horas da manhã desta terça-feira, 4, iniciou-se um mutirão de identificação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado próximo ao Cemitério Municipal de Juara. O objetivo é oferecer serviços de regularização e emissão de segunda via das carteiras nacionais de identidade, além de atendimento relacionado ao CPF.
O mutirão, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 7 de junho, tem como público-alvo pessoas a partir de 12 anos de idade que necessitam regularizar sua documentação. Os interessados podem comparecer ao local das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os documentos necessários para a confecção da carteira de identidade são a certidão de nascimento ou de casamento original e legível, além do CPF. Para facilitar o processo, o mutirão conta com a presença de um ponto de atendimento virtual da Receita Federal, que oferecerá serviços de consulta, inscrição, alteração e regularização do CPF.
Segundo informações do papiloscopista da POLITEC, Alexandre Brasil, entre quatro e cinco servidores estarão disponíveis para atender cerca de 100 pessoas por dia. A expectativa é de atender até 400 pessoas ao longo da semana.
Alexandre Brasil informou que para evitar tumultos, a distribuição de senhas para o atendimento começa por volta das 7h30, sendo disponibilizadas 50 senhas tanto no período da manhã quanto da tarde. A recomendação é que os interessados cheguem um pouco antes para garantir o atendimento.
Um dos desafios enfrentados pela equipe é a condição das documentações apresentadas, muitas vezes danificadas ou ilegíveis. Nesses casos, os cidadãos são orientados a solicitar uma segunda via da certidão de nascimento ou casamento no cartório. Além disso, questões relacionadas ao CPF, como irregularidades, podem ser resolvidas no local, com o suporte de um representante da Receita Federal.