No Campeonato Brasileiro de Judô sub 18, realizado no sábado e domingo, 29 e 30 de junho, no complexo esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro, um juinense foi decisivo para o Estado conquistar a medalhe de bronze, na disputa de equipes mistas.
Dhyeweryson Chempe não apenas venceu seu oponente, do Distrito Federal, como desempatou para o Estado, quando o placar era 3 a 3.
As disputas foram eletrizantes e marcadas pela superação dos matogrossenses, uma vez que no confronto do bronze em que disputavam com o Distrito Federal – o outro confronto pelo bronze foi entre Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, vencido pelos gaúchos, por 5 a 2 – os brasilienses saíram na frente, emplacando três vitórias consecutivas.
Foi aí que brilhou a estrela de Dhyeweryson, pois os mato-grossenses reagiram, com três vitórias conseguidas por Miguel Almeida, na pesagem de 81 kg, Ana Freitas, na 63kg e ele próprio,Dhyeweryson, na 81 quilos.
No desempate, o juinense anotou mais uma vitória e deu o bronze ao time da Federação de judô de Mato Grosso. No judô a disputa da medalha de bronze tem dois vencedores, pois quatro equipes entram na briga.
Mato Grosso e Rio Grande do sul levaram a melhor sobre seus oponentes, respectivamente, Brasília e Rio grande do Norte. A vitória de Dhyeweryson, pela forma que aconteceu, recaindo sobre ele a responsabilidade de um feito histórico para o Estado, está sendo muito comemorada nas redes sociais e reflete os frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido no município polo da região noroeste do Estado.
Outras categorias e resultado geral
Computando-se todas as categorias, pois além do misto estavam em disputa o masculino e o feminino, por equipe e individual, São Paulo ficou em 1º lugar, Minas em 2º, Rio de Janeiro em 3º e Mato Grosso do Sul, 4º lugar. No caso deste “outro Mato Grosso”, o atleta Elias Moreira Neto, no -73kg, conquistou a medalha de ouro, sagrando-se campeão brasileiro