Com o aumento dos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está abrindo a contratação de 150 brigadistas para reforçar as ações de combate durante o período de seca extrema no Estado. Juína, Aripuanã, Colniza e Juara estão entre os municípios contemplados.
A propósito da medida, o comandante dos Bombeiros da 14ª CIBM, com sede em Juína, major Diego Oliveira dos Reis, informa que são seis as vagas reservadas exclusivamente para Juína e os interessados devem buscar a unidade local até dia 26, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Segundo ele, a seleção para o cargo será feita por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, havendo testes específicos, como aptidão física e habilidades na utilização de ferramentas agrícolas. Quem tiver formação na área, ganha pontos na seletiva. Os selecionados, sejam homens ou mulheres, receberão capacitação.
A jornada de trabalho será de 44 horas semanais, com salário mensal de R$ 2.400, e regime de plantão de 12 horas, seguido de 36 horas de descanso. O contrato será de três meses, mas poderá ser prorrogado.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 15 de agosto, no Diário Oficial do Estado.
Quem é
Um brigadista é uma pessoa treinada para atuar em situações de emergência, especialmente no combate a incêndios e no resgate de vítimas. Existem diferentes tipos de brigadistas, dependendo do contexto em que atuam, sendo eles, além dos de incêndio, que estão sendo contratados, os de primeiros socorros e de defesa civil.