A Polícia Militar de Juara, em operação conjunta entre o 21º BPM e a Força Tática do 8º Comando Regional, realizou nesta quarta-feira (13) uma operação de cerco e confronto em resposta ao assalto ocorrido no dia anterior à relojoaria Bruno Jóias, localizada na Avenida Rio Arinos, no centro de Juara. A ação criminosa foi executada por quatro indivíduos armados que, após subtraírem joias e pertences dos presentes, fugiram em um veículo Chevrolet Cobalt azul.
O proprietário da relojoaria, Bruno, seguiu os assaltantes e numa atitude ousada, bateu seu carro na traseira do veículo conduzido pelos suspeitos, o que resultou num capotamento, em seguida, informou à polícia sobre a localização dos mesmos após o veículo capotar na rodovia MT-325.
De posse das informações repassadas, policiais conseguiram encontrar uma sacola com aparelhos celulares foi nas proximidades da empresa coca-cola, saída para Juína, as guarnições iniciaram deslocamento pela rodovia do vale, estabelecendo um cerco e iniciando uma busca intensa na mata próxima à Fazenda Vovó Maria.
Durante o primeiro contato com os suspeitos, por volta das 18h, houve troca de tiros, mas os assaltantes conseguiram escapar. Apenas durante a madrugada, por volta das 2h30, a Força Tática avistou dois dos indivíduos cruzando uma estrada próxima à Fazenda Agrossan, momento em que houve uma nova troca de disparos.
Em resposta à agressão, um dos suspeitos, identificado como Marcos Antônio Rodrigues Junior, de 28 anos, foi neutralizado no confronto. Marcos Antônio possuía várias passagens criminais, incluindo sequestro, cárcere privado, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
No local do confronto, a equipe encontrou um revólver calibre 38 ao lado do suspeito, com munições deflagradas e intactas, além de uma mochila com pertences e produtos roubados. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no hospital municipal de Juara.
As equipes policiais permanecem na região para localizar os três suspeitos restantes, que podem ainda estar homiziados na mata. A Polícia Civil recebeu os materiais apreendidos, incluindo o veículo utilizado no roubo, os celulares e parte das joias recuperadas.
A morte de Marcos Antônio, prestes a completar 29 anos no próximo dia 29 de novembro e pai de duas meninas, de 2 e 9 anos, traz à tona questões profundas sobre escolhas e consequências. O ciclo de violência em que esteve envolvido culminou em um final trágico, afetando não só a sociedade, mas também sua própria família, que agora carrega o fardo das escolhas do pai.
Tal situação convida a uma reflexão sobre as raízes da criminalidade e a importância de ações preventivas e sociais que ofereçam caminhos diferentes, especialmente para aqueles que, como Marcos, acabam por traçar trajetórias de risco e conflito.
As presenças das Polícias Miliar, Polícia Civil e Força Tática, ao garantir a segurança pública, também reafirma o compromisso do Estado em combater a violência e proteger os cidadãos, mantendo um esforço contínuo para levar justiça e tranquilidade às comunidades.