Durante a caravana da transformação, que será realizada de 19 a 29 de setembro no Centro de Eventos da cidade de Juína, no Mato Grosso, haverá tendas do Poder Judiciário com objetivo de prestar informações jurídicas a toda população.
Além das orientações, estará presente o Projeto Pai Presente. Esse projeto visa regularizar a situação de crianças e adultos que não tem o nome do pai na certidão de nascimento. A novidade esse ano é que, durante a caravana, serão realizados gratuitamente exames de DNA, para os casos de dúvidas quanto à paternidade atribuída.
O poder judiciário por intermédio do Fórum da comarca de Juína conclama as mães para que procurem a equipe do judiciário que estará presente no Centro de eventos para trazerem seus documentos pessoais e principalmente a certidão de nascimento das crianças para iniciarem o processo de regularização da paternidade, que pode ser reconhecido espontaneamente pelo suposto pai, ocasião em que já sairão com a certidão de nascimento retificada, ou, em caso de dúvidas acerca da paternidade, realizarem gratuitamente o exame de DNA.
O Pai Presente é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implantado em 2010 e desenvolvido em Mato Grosso por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).