Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Aumentaram os casos de AIDS em Juína neste ano de 2017

Data: Quinta-feira, 14/09/2017 16:49
Fonte:

Aumentou o número absoluto de novos casos de Aids no Brasil, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Dados divulgados recentemente pela UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e 2016. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%. Segundo o Ministério da Saúde do ano 2000 a junho de 2016, observou-se um total de 634.051 casos de AIDS no Brasil. A detecção de AIDS em 2015 apresentou uma taxa de 19,2 a cada 100 mil habitantes.

Em 2015, a razão de sexos foi de 30 casos em homens para cada 10 casos em mulheres na faixa etária de 20 a 29 anos, e 22 casos em homens para cada 10 casos em mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. Em 2015, a razão de sexos foi de 18 casos em homens para cada 10 casos em mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, e de 17 casos em homens para cada 10 casos em mulheres com 50 anos ou mais.

Em Mato Grosso, 446 casos de AIDS em adultos foram registrados em 2016, em média, mais de uma pessoa por dia descobriu que tinha a doença. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde que  informa ainda que  de Janeiro a Novembro de 2015 foram diagnosticados  só na capital Cuiabá,  385 novos casos de AIDS. Dados apontam ainda que no Estado de Mato Grosso são 5,9 mortes por AIDS a cada 100 mil habitantes. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 5.479 pessoas  são portadoras dessa doença e estão em tratamento no Estado, onde   em média pelo menos 100 pessoas iniciam o tratamento a cada mês.

Em Juína é ainda mais preocupante,a descoberta de novos casos e conseqüentemente, o aumento dos  casos da doença,  tem preocupado a secretaria de saúde do município, atualmente existem 207 pessoas  com a doença em Juína, sendo dessas 89 mulheres, 101 homens e 17 homossexuais. Segundo o Enfermeiro Anderlei Colares, do CTA de Juína,  além de Juína,  os casos da doença tem aumentado em  toda a região noroeste do estado onde foram diagnosticados 304 casos de pessoas  soro positivas, dando destaque para o município de Aripuanã que tem  hoje 32 pessoas portadoras dessa doença.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. O vírus ataca as células de defesa do corpo e o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença porque a cura da AIDS ainda não foi descoberta. Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo de vida, e também para diminuir o risco de desenvolver as doenças relacionadas a AIDS como a Tuberculose e a Pneumonia, por exemplo.

A principal forma de prevenção da AIDS é usar a camisinha em todas as relações sexuais. Estas podem ser compradas em supermercados, farmácias e drogarias, mas também são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e nas campanhas de prevenção da AIDS realizadas pelo governo. No entanto, existem outras formas importantes de prevenção contra a AIDS, como:

Utilizar seringas e agulhas descartáveis;

Usar luvas para manipular feridas ou líquidos corporais;

Seguir o tratamento da AIDS durante a gravidez para evitar a contaminação do bebê;

Não amamentar o bebê em caso de AIDS.

Fonte: Rosi Zimpel com assessoria