A assessoria da Azul Linhas Aéreas confirmou que a aeronave que partiu da região metropolitana de Cuiabá para Sinop (505 Km da Capital) retornou ao aeroporto Internacional Marechal Rondon, no município de Várzea Grande (Grande Cuiabá) devido às condições meteorológicas adversas registradas no aeroporto João Figueiredo, esta tarde. Consequentemente, o voo no trecho inverso foi cancelado. Outros dois voos também não ocorreram pelo mesmo motivo, esta manhã.
A empresária Mara Rios, disse que alguns parentes dela estavam com passagens compradas em um dos voos citados e estão tendo que vir de ônibus para Sinop. “Disseram que os aparelhos instalados no aeroporto estão funcionando, mas novamente o avião não pousou por causa da chuva. O avião nem decolou de Várzea Grande. É revoltante essa situação”.
Frederico Bernardo Silva, da administração aeroportuária, explicou que nos últimos dois dias as nuvens estão muito baixas. “Os equipamentos são justamente para dar segurança ao piloto e não colocar a vida dos passageiros em risco. Ontem e hoje as nuvens estavam muito baixas. Os equipamentos fornecem de hora em hora informações do aeródromo através do Relatório de Aeródromo Meteorológico (Metar). É um erro pensar que a instrumentação instalada e funcionando vai eliminar completamente os problemas de meteorologia”.
Os Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) começaram a funcionar no aeroporto João Figueiredo, no último dia 22. Os equipamentos estão sob responsabilidade de uma empresa.
A EPTA é composta de três partes: uma estação, que passará a fornecer, de hora em hora, informação oficial sobre as condições meteorológicas do aeroporto; uma sala de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS), local equipado com computador e mapas de navegação, onde os pilotos poderão planejar os voos e fazer eventuais mudanças de rotas; e uma sala de rádio, controlada por um operador.
Já o PAPI é um conjunto de aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista, e tem por objetivo ajudar pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos. “O que muda a partir de agora é que vamos ter segurança de comunicação entre as aeronaves e informação meteorológica oficial”, afirmou Frederico, anteriormente. (Com informações do SóNotícias)