Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Município de Juína passa por inspeção de vigilâncias para receber pacientes que serão atendidos

Data: Segunda-feira, 18/09/2017 15:40
Fonte: Rose Velasco | SES/MT

Os profissionais das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde e da Prefeitura de Juína, que vai sediar a 9ª Edição da Caravana da Transformação a partir desta terça-feira, 19, e até o dia 29 de setembro, intensificaram os serviços de inspeção nos locais de hospedagem (hotéis, pensão e alojamentos), restaurantes, bares e lanchonetes, além de vendedores ambulantes, e monitoram a qualidade da água da rede de abastecimento público.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, Juliana Almeida Silva Fernandes, essas medidas são importantes para evitar contaminações e surtos de doenças nesse período, em razão da grande aglomeração de pessoas, já que Juína estará recebendo moradores de outros doze municípios da microrregião de Juína e Juara.

A inspeção do serviço de Vigilância será feita durante todos os dias da programação, inclusive dentro das instalações da Caravana e no centro cirúrgico.

A população estimada pela SES/MT para essa edição é de 204.363 mil habitantes, com um público acima de 55 anos de idade em 21.744 pessoas (Censo IBGE 2010) e que é a faixa etária suscetível a ter problemas oftalmológicos, como cataratas e pterígio.

Os atendimentos na área da saúde estão divididos em procedimentos de diagnóstico (mais de 30 mil), clínicos (6.500 consultas) e cirúrgicos (5.005). O investimento pelo SUS inicialmente previsto é da ordem de R$ 3.305.279,62. Os valores estipulados são previstos na tabela de procedimentos e de medicamentos do Ministério da Saúde, explica a superintendente de Gestão Hospitalar e Ambulatorial, Selma Aparecida de Carvalho.

Após os procedimentos, a empresa 20/20 Serviços Médicos S/S, deverá permanecer com a equipe médica no município para dar assistência aos pacientes sob seus cuidados, realizando os atendimentos pós-cirúrgicos de primeiro dia, sete dias e 30 dias após a cirurgia.

A execução do contrato dos serviços será fiscalizada diariamente pela coordenação de controle e avaliação da SES/MT, que terá uma equipe técnica no local da caravana.

Os municípios que serão contemplados com a Caravana da Transformação são: Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Rondolândia, Comodoro e Juína (sede da Caravana).