O projeto social ‘Escola Segura’, desenvolvido pela 15º Comando Regional da Polícia Militar, foi implantado na Escola Municipal Darcy Ribeiro no município de Guarantã do Norte.
O objetivo é preparar jovens e adolescentes para um desenvolvimento social saudável e ao mesmo tempo, resgatar aqueles que estão em condições de vulnerabilidade.
Mais de 300 alunos do matutino ao vespertino desenvolvem atividades de cidadania e civismo. Cerca de dois a três policiais realizam periodicamente visitações e promovem atividades voltadas a preservação do meio ambiente escolar e sua estrutura além de conscientização sobre respeito ao próximo e convívio social. Além disso, os alunos também são inseridos em algumas tarefas e recebem instruções que dão noção de ordem e disciplina.
Na manhã desta segunda-feira foi realizado a hora cívica, onde os alunos efetuaram a execução do hino nacional brasileiro. Todos os alunos em forma demonstraram respeito a pátria diante dos pavilhões das bandeiras. Entretanto, este ato será efetuado uma vez por semana.
O soldado Perez da Polícia Militar destacou que o projeto é eficaz no auxílio dos professores, coordenadores e direção no desenvolvimento do ensino para os alunos. A meta é fazer com que nos próximos 2 anos a escola se torne uma referência com um nível de ensino elevado.
A diretora da escola Fabiane Bonfani avaliou de forma positiva a idealização do projeto. “Fiquei feliz com os primeiros resultados que esse projeto já vem fazendo aqui na nossa escola, e orgulhosa por ele trazer de volta o respeito a pátria através da hora cívica, ato que hoje em dia é raro nas escolas do país”, ressaltou Fabiane.