A população de 12 municípios da região Noroeste de Mato Grosso recebeu 10.710 atendimentos de cidadania durante a 9ª edição da Caravana da Transformação, com sede em Juína. Os serviços foram realizados durante os denominados “dias D” de Cidadania (21, 22 e 23.09).
As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e promovidas por meio de parcerias. Os serviços de cidadania são gratuitos e desde a Caravana de Barra do Garças acontecem em três dias, para ampliar a possibilidade da população em receber atendimentos de entidades municipais, estaduais e federais, bem como oficinas de qualificação centralizadas no evento.
Entre as ações mais procuradas estão a emissão de 1ª e 2ª via do CPF (278), e a 2ª via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito (174). Os cursos e oficinas ofertados durante o evento beneficiaram 116 participantes.
A Defensoria Pública da União (DPU) realizou 68 atendimentos de apoio jurídico a quem precisava resolver problemas com órgãos da administração direta e indireta do Governo Federal. A principal demanda do espaço, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), somou 236 atendimentos.
A orientação do Centro de Referência em Assistência Social de Juína (CRAS) totalizou 199 atendimentos. Também foram realizados pela equipe do Cras o cadastro e atualização da população no Cadúnico (82), enquanto a Escola Galvan de Cabeleireiros executou 4.592 serviços de beleza, como corte de cabelo e design de sobrancelha.
Os serviços de apoio à emissão e conservação de documentos realizados pela equipe da Setas também tiveram grande procura. Nos três dias, foram realizados 2.166 atendimentos de plastificação, 1.737 de fotos ¾ e 899 de fotocópias.