Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Cirurgias bariátricas são suspensas em hospital público de MT por falta de repasses de verba

Procedimentos estão suspensos no Hospital Metropolitano de Várzea Grande por falta de repasses do governo do estado. Fornecedores estão sem receber.

Data: Sexta-feira, 23/03/2018 16:37
Fonte: Gleyce Santos, TV Centro América

Pacientes obesos que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão preocupados com o atraso no cronograma das cirurgias bariátricas, no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Segundo a coordenadora do grupo Uma Nova Chance Para a Vida, Zenaide Lopes, a informação divulgada é de que as cirurgias estão suspensas por falta de repasses de recursos pelo governo do estado para o pagamento dos fornecedores.

"Eles não estão pagando os fornecedores e agora as cirurgias estão todas suspensas", disse.

A prima dele, Visany Jesus Dias, explicou que a família recebeu um prazo de 5 a 10 anos para Joilson poder realizar a cirurgia bariátrica. "Eles deram de 5 a 10 anos para fazer a cirurgia e ele não tem todo esse tempo", afirmou.

O motorista Paulo Rodrigues dos Santos está esperando uma vaga para fazer a cirurgia há cerca de um ano. Ele explicou que após realizar um exame foi constatado que seus rins estão funcionando apenas 36%.

"Gastei dinheiro com o exame e me disseram que só 36% dos meus rins estão funcionando e meus joelhos doem", contou.

A Secretaria Estadual de Saúde está negociando com outros fornecedores para que as cirurgias bariátricas possam voltar a ser realizadas a partir da próxima semana, segundo o diretor técnico do hospital, Fábio Liberali.

"A secretaria informou que novas negociações estão avançando e que as cirurgias devem voltar a serem feitas na próxima semana", afirmou.

Ele explicou que são realizadas 20 cirurgias por mês e que 1.150 mil pacientes estão recebendo acompanhamento.