Alunos da rede estadual de ensino, que cursam o Ensino Médio, podem fazer a inscrição para a 29º edição do Prêmio Jovem Cientista que tem como tema: Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho de 2018, às 18h (horário de Brasília) e devem estar acompanhadas do trabalho científico ou de pesquisa a serem realizadas.
Para a coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), há a perspectiva de uma grande participação de estudantes mato-grossenses, uma vez que o tema, ligado à natureza é um campo fértil de pesquisas.
“Temos grandes possibilidades em fazer ótimos trabalhos de campo”, observa o professor Jorge Rodrigues, da coordenadoria.
O Prêmio foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1981, com o objetivo de estimular novos talentos da ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os grandes desafios brasileiros.
São premiações em diferentes categorias do Ensino Superior e também no Médio, com o foco principal de estimular os jovens a fazer ciência e contribuir com o entendimento do que é fazer um trabalho científico com metodologia e rigor, preparando o caminho para a universidade.
Segundo Rodrigues, cartazes e folders do prêmio já foram enviados para as assessorias pedagógicas que serão encarregadas de divulgar para as escolas da rede.
Premiação
Conforme o regulamento, são oferecidos, anualmente, mais de R$ 700 mil em prêmios, incluindo laptops e bolsas de estudo e pesquisa, em várias categorias, entre elas a estudante do Ensino Médio.
Além disso, a iniciativa dá reconhecimento público à criatividade e capacidade de inovação do jovem brasileiro. A escola que participar com mais trabalhos de qualidade também será premiada na Categoria Mérito Institucional.
Leia o regulamento da 29º edição do Prêmio Jovem Cientista e tire todas as dúvidas. Clique AQUI
FONTE: Assessoria