A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, às 0h da última quinta-feira (29), a ‘Operação Semana Santa 2018’. Até o meio-dia deste sábado (31), o balanço eram de 22 acidentes, quatro mortes, 690 autos de infração de trânsito e 17 pessoas presas. A operação segue até as 23h59 de domingo (1/4).
De acordo com a assessoria, a estratégia da Superintendência em Mato Grosso é oferecer reforço concentrado no policiamento ostensivo e preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes e de criminalidade.
O balanço parcial foi divulgado na tarde deste sábado (31), e, em relação aos acidentes, dos 22 registrados, 10 foram sem vítimas e três resultaram em óbitos. O primeiro deles ocorreu às 4h de quinta-feira (29), na BR- 158, km 630, em Nova Xavantina, quando uma caminhonete capotou e o condutor veio a óbito no local. Também na última quinta (29), por volta das 18h, no Km 453 da BR-174, em Comodoro, uma pessoa morreu após tombamento de veículo de carga. Já na manhã desta sexta (30), uma colisão frontal entre veículo de passeio e caminhão tanque vitimou duas pessoas no km 551 da BR-163, em Diamantino (uma terceira pessoal faleceu a caminho do hospital).
Dentre as 690 infrações de trânsito, 679 foram flagrantes de excesso de velocidade nas rodovias, 58 autuados por ultrapassar em locais proibidos, 17 condutores por dirigirem embriagados (e seis deles encaminhados para a Polícia Civil). Além disso, 17 multas por transportar crianças sem o uso da cadeirinha, 17 por não usarem o cinto de segurança e outros 27 por transportar passageiros sem o cinto. Outros três motoristas foram autuados depois de serem flagrados usando o celular enquanto dirigia.
Criminalidade
Dezessete pessoas foram presas até o meio-dia deste sábado (31) devido à operação da PRF. Duas delas, no caso da pista clandestina para pouso de aeronaves que transportavam entorpecentes (veja AQUI).
Outro caso aconteceu em Santo Antônio do Leverger, por volta das 15h de sexta-feira (30), em que os policiais recuperaram um veículo Hillux, no km 387 da BR-364. Foi dada voz de prisão ao homem que conduzia o veículo e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Cuiabá.
Na manhã deste sábado (31), no km 594 da BR-163, em Nova Mutum, a equipe de Operação com Cães – GOC recuperou o veículo Fiat Strada que havia sido roubado no dia seis de março em Cuiabá. Os policiais deram ordem de parada ao veículo conduzido por um homem de 32 anos, e ao analisar os elementos de identificação veicular. observaram que as placas eram incompatíveis com os dados apresentados no sistema. O veículo é de uma transportadora da qual o motorista disse ser funcionário. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.
Também na manhã deste sábado (31), por fim, por volta das 11h30, os Policiais deram ordem de parada, na BR-364, km 562, em Nobres, à motocicleta Suzuki com placas de Nobres/MT. O chassi do veículo estava adulterado e compatível com outra moto, com as mesmas características. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.