A partir deste domingo (01), os medicamentos no Brasil sofrerão reajustes. Ano a ano, são usados os Índices de Preços ao Consumidor Aplicado, a produtividade do setor farmacêutico, os preços relativos intrassetores e os preços relativos entre setores para calcular a porcentagem. Em 2018, o percentual médio autorizado foi de 2,43%.
A conta é feita pelo Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), formado por uma equipe interministerial, liderada pelo Ministério da Saúde. E é válida para o universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.
Quem sofre com isso é o consumidor, que utiliza o medicamento regularmente e acaba tendo uma parte do orçamento comprometida. Afinal, uma hora ou outra, todos nós iremos precisar fazer uso de algum tipo de remédio.
Porém dicas podem ajudar na hora de comprar o medicamento. Uma delas é o site Consulta Remédios, um aplicativo online que possui 2.800 lojas cadastradas em todo o Brasil e 65 mil produtos – entre remédios e perfumaria. Desta forma, com um simples clique, o consumidor consegue pesquisar e comparar o preço dos itens desejados e até já seguir para a compra online.
A plataforma é simples e efetiva desde a hora em que o processo inicia-se. A busca pelo medicamento pode ser feita até mesmo pelo fabricante, caso o consumidor não saiba qual o nome do princípio ativo do remédio que procura. "A comparação de preços inclusive pode ser feita entre medicamentos referência e genéricos, o que auxilia o consumidor ainda mais na hora de economizar”, afirma Paulo Vion, CEO do portal.
Uma simples busca no Consulta Remédios revela que ao utilizar a plataforma é possível economizar mais de 900% na hora da compra. O comparador ainda encontra e apresenta ao consumidor as lojas que entregam no bairro do usuário– a partir do CEP indicado. Lá também é possível ler a bula completa.
Pelo aplicativo também é possível criar várias listas de produtos em uma função chamada “Minha Lista”. Através deste serviço, 100% gratuito, o usuário consegue montar uma seleção com vários itens de sua escolha e, assim, o Consulta Remédios apresenta em qual farmácia a soma total dos itens fica mais barato.
FONTE: Assessoria