Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Rotary Club continua campanha contra polio e fará sorteio de carros e motos.

Rotary Club continua campanha contra polio e fará sorteio de carros e motos.

Data: Quinta-feira, 26/10/2017 08:06
Fonte: RECORD TV/Juara - Paulo Becker

No dia 24 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. As ações para erradicar a doença já dura 32 anos e desde o lançamento da campanha Pólio Plus, quase 3 bilhões de crianças já foram imunizadas em 122 países.

Para marcar a data e despertar as famílias para as consequências da doença, o presidente do Rotary Club de Juara e o secretário da entidade, falaram ao vivo no Balanço Geral, jornalístico da RECORD TV.

De acordo com eles, o Rotary Club continua as buscas para erradicação total da doença até  mesmo em países inatingíveis, onde muitos obstáculos são colocados, tais como as bombas de guerra e granadas em locais em guerra.

Uma Ação Entre Amigos vai sortear 2 carros e 8 motos em maio do ano que vem eo Rotary Club de Juara está empenhado na venda e o dinheiro será  revertido  para aquisição de vacinas para estes países em conflito.

A poliomielite é endêmica em somente três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Em 2016, foram confirmados somente 37 casos da pólio no mundo, refletindo uma redução de mais de 99% desde a década de 1980, quando ocorriam por volta de 1.000 casos por dia. Até o momento foram registrados somente 11 casos, sendo: Paquistão, 5 e Afeganistão, 6.

O Brasil foi um dos primeiros países a erradicar a poliomielite com estratégias de vacinação. A primeira campanha nacional foi realizada em 1980. O último caso brasileiro aconteceu em 1989, na Paraíba. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da doença.                          

Anualmente, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria com estados e municípios, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar de o Brasil não ter mais registro de casos, é importante manter campanhas anuais, pois o poli vírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país já que ainda existe circulação no mundo.