Prefeitos e vereadores de todas as regiões de Mato Grosso se reuniram na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para definir medidas que serão tomadas em relação aos constantes atrasos de repasses por parte do Governo do Estado.
De Juara, os vereadores, Ulliane Macarena (PMDB), Marta Dalpiaz (PSB), Salvador Pizzolio (PRB) e Hélio Castão (PPS) estão em Cuiabá e foram primeiro à sede da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMT), onde fizeram uma reunião preliminar com o presidente da entidade, vereador, Rafael Piovezan.
Os atrasos nos repasses de recursos para as prefeituras estão prejudicando a prestação de serviços essenciais para a população. Entre os assuntos debatidos estão o não cumprimento dos prazos constitucionais para o repasse do Inposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os atrasos nas parcelas mensais do FETHAB, além de débitos na saúde e transporte escolar.
A intenção dos vereadores é ajudar a pressionar o governo para que regularize os repasses. “Somos parte integrante das demandas da população e as cobranças chegam a nossos gabinetes, o povo nos cobra nas ruas, onde quer que estejamos. Vamos levar esta pauta também para os nossos deputados estaduais em busca de apoio. O custeio dos serviços está muito elevado e as prefeituras não podem bancar sozinhas as contas. Isto tem que mudar” argumentaram os vereadores de Juara.