Dezenas de índios do Parque Nacional do Xingu, invadiram na manhã de hoje (6), a sede da Prefeitura Municipal de São José do Xingu. Eles estão pintados e armados com flechas e burdunas, uma espécie de tacos utilizados como arma pelos indígenas.
De acordo com informações repassada ao site Agência da Notícia, a reivindicação é referente à saúde indígena. No entanto, vale ressaltar que quem responde pela saúde Indígena do Parque Nacional do Xingu é a Funai de Colíder.
Os índios exigem a presença do Prefeito Luiz Castelo, que não está na cidade. As Polícias Civil e Militar da cidade foram acionadas, porém envolvendo índios, apenas a Polícia Federal pode tomar alguma atitude.
O clima está tenso em São José do Xingu, e ainda de acordo com informações extraoficiais a movimentação dos indígenas se deu por incentivo do vereador Jose Marques, popularmente conhecido como Galo e que tem grande comunicação com a comunidade Indígena.
Os Indígenas também acusam o secretário de saúde do município de estar tratando com “diferença” os índios. O secretário de Saúde também está mantido como refém, dentro da Prefeitura.