Mais uma tentativa do Poder Legislativo através de seus vereadores em resolver a ausência de médico perito para a agência do INSS, unidade de Juara se torna cada vez, mais distante.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Rissotti, foram várias as reivindicações, idas à Brasília, ofícios encaminhados a bancada federal, à presidência no INSS, reunião com a superintendência em Mato Grosso e tudo continua na estaca zero.
O último ofício foi encaminhado para o gabinete do senador, José Medeiros, que intermediou a causa junto a Deise Simão Gomes, Coordenadora de Perícia Médica em Demandas Judiciais e Externas e junto a Karina Braido Argolo, Diretora de Saúde do Trabalhador e a resposta do INSS é a seguinte:
“No momento há 3.864 peritos médicos ativos no INSS, dentre os quais muitos com encaminhamento de aposentadoria. Entre 2014 e 2017 houve perda de 992 peritos médicos, dos quais 225 saíram só no ano de 2017, ou seja, uma média de 20,45% peritos médicos/mês. O portal do INSS registra que há 1.585 Agências Previdenciárias Social – APS e deste total 641 não dispõem de médico perito, dentre as quais encontra-se a APS de Juara”.
A nota do INSS continua com o seguinte teor: “È grande o impacto sobre o atendimento e o crescente déficit destes servidores e foi solicitado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a realização de concurso público para provimento das 2.042 vagas para diversos cargos, dentre os quais o de perito médico, estando o pedido, ainda, sob análise do ministério. No ano de 2015 foi autorizado pelo INSS o credenciamento de três médicos peritos na Gerência Executivo de Sinop, tendo dois deles atuado na APS Juara, atendimento que se encerrou em maio de 2017 e não houve solicitação da regional para credenciamentos de novos médicos. Por sua vez, a Divisão de Avaliação de Benefícios, informa que em 2017 foram realizadas 718 perícias na APS de Juara”.
Desta maneira, não se vislumbra, de imediato, a solução do problema do médico perito para a agência do INSS em Juara.
“Somente através de concurso público vamos suprir esta necessidade e não temos data para que isso ocorra. Enquanto isso nossa gente vai continuar padecendo para resolver suas demandas junto ao INSS de Juara” lamenta João Rissotti.