Onze casos de homicídios, com características de execução, foram registrados na tarde e noite desta segunda-feira (9) em Belém e Ananindeua, na região metropolitana, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). A última vítima foi uma mulher identificada como Priscila Camila Olivera de Sousa, de 31 anos, executada com cinco tiros por volta das 19h, na 9 de Janeiro entre São Miguel e 3 de Maio, bairro da Cremação, na capital paraense. Homens desceram de um carro e atiraram na vítima que cumpria medida socioeducativa.
Outros casos ocorreram no Distrito Industrial, conjunto 40 Horas, conjunto Icuí-Guajará, em Ananindeua e, em Belém, um caso foi registrado no Satélite, outro no Ariri Bolonha e outro no Tapanã, entre 14h30 e 18h.
Ao todo, são 10 homens e uma mulher. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, a suspeita é que os atiradores estão agindo em três a quatro motos.
De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, foram quatro mortes no Distrito Industrial. Segundo o Instituto Médico Legal (IML), os pedidos de remoção no Distrito Industrial foram para as ruas Primeira Rural, Segunda Rural, São Paulo e Rio de Janeiro. Equipes da Divisão de Homicídios da Polícia Civil foram deslocadas para o local.
Morte de PMs
Os casos começaram horas depois do assassinato de um policial militar no bairro da Sacramenta, por volta das 11h, em Belém. Um cabo da Polícia Militar também foi morto alvejado no bairro 40 Horas. Chega a 17 o número de PMs assassinados nos primeiros meses de 2018 no Pará.
Na tarde desta segunda-feira, em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) confirmou a ocorrência de nove homicídios, e informou que um gabinete especial foi criado com os comandos de policiamento Civil e Militar para reforçar o policiamento em Belém e Região Metropolitana. Durante a noite o órgão confirmou as 11 mortes.
De acordo com a Segup, o reforço policial já está contando com militares do Comando de Missões Especiais, deslocados do quartel especialmente para atuar em situação de tensão. Ao todo, são 430 PMs nas ruas da região metropolitana de Belém na noite desta segunda-feira.
Também estão nas ruas o Batalhão de Choque, a Companhia Independente de Operações Especiais e a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana. O Regimento de Polícia Montada intensifica a segurança através de guarnições divididas em 17 viaturas e 12 motocicletas.