A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá suspendeu 100% dos atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por causa de falta de repasses. Os corredores do hospitais permanecem vazios e o atendimento só deve ser normalizado após os pagamentos. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá afirmou que o repasse deve acontecer até sexta-feira (13).
A Santa Casa tem enfrentado dificuldades financeiras, assim como vários hospitais filantrópicos e unidades regionais nos municípios, e o maior problema são as dívidas acumuladas pela falta de repasses. Por causa disso, o atendimento a pacientes SUS foi totalmente suspenso.
O valor a ser repassado, R$ 10,5 milhões, é oriundo de emenda impositiva da bancada federal de Mato Grosso em Brasília. Na semana passada, durante reunião da bancada com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ficou decidido que o valor seria repassado esta semana.
A assessoria da Santa Casa afirma que o pagamento ainda não foi feito e os atendimentos só devem ser normalizados após a realização do repasse.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá se reuniu com a direção da Santa Casa, que aceitou realizar a pactuação de metas de produção para o recebimento do recurso, o que significa que o hospital terá uma meta de serviços a serem oferecidos ao município para receber os recursos. A assessoria ainda afirmou que o repasse deve ser feito até a próxima sexta-feira (13).
Leia na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde reuniu-se com a direção da Santa Casa que aceitou realizar a pactuação das metas de produção para o recebimento do recurso advindo da Emenda Parlamentar, em consonância com a Portaria nº 565 de 9 de março de 2018. A Santa Casa entregou o documento da pactuação na última sexta-feira, 06, para a Secretaria de Saúde. No momento a equipe técnica da Secretaria de Saúde está montando o contrato para que seja assinado pelas duas partes. Assim que o documento for assinado, o recurso será repassado.