Um tamanduá-mirim foi resgatado na manhã desta quinta-feira (12) em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. O animal subiu no topo de um poste de energia e deu trabalho para ser resgatado pelos bombeiros militares.
Os moradores chamaram os bombeiros depois que viram que o animal estava no alto do poste, no final da Avenida dos Imigrantes.
Os bombeiros usaram uma escada e um cambão (equipamento próprio para resgatar animais) e retiraram o tamanduá do poste.
Um militar usou o equipamento para descer o tamanduá enquanto outro militar o segurou usando a própria farda dos bombeiros (veja o vídeo).
Depois do resgate, o animal foi solto em uma área de mata.
O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) pesa até 7 quilos e tem pelagem de coloração amarela com manchas pretas. Os olhos são pequenos, a cabeça alongada e o focinho bem desenvolvido.
As quatro fortes garras lhe permitem cavar buracos e, com a língua comprida e pegajosa, capturar o alimento, geralmente formigas, cupins e larvas.
Solitário, convive em pares apenas na época de acasalamento. O período de gestação dura de 130 a 190 dias, quando nasce apenas um filhote. Endêmico da América Latina, este mamífero procura abrigo em ocos de árvores e buracos abandonados no chão. No Brasil, ocorre em todos os biomas, do Cerrado à Caatinga.