Um adolescente de 17 anos deverá ser internado em centro socioeducativo após ter estuprado uma menina indígena de 10 anos. O caso aconteceu em fevereiro, no município de Comodoro (distante 545 km de Cuiabá). Ele foi levado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (13), que cumpria mandado expedido pela Justiça estadual, e permanece em uma delegacia até que haja vaga no socioeducativo.
Conforme as informações, tanto o adolescente quanto a vítima são da etinia Manairisu, localizada a cerca de 100 km de Comodoro. Na aldeia, ele teria dado bebida alcoólica para a criança e pedido para namorá-la. No entanto, a menina negou o pedido e acabou levando um golpe de objeto contundente na região da cabeça.
Depois, o menino teria levado a vítima a uma mata na região, onde a teria estuprado. Após consumar o crime, amarrou as pernas da criança em duas árvores, de forma que ficassem abertas, e jogou gasolina sobre a vítima, que apenas foi encontrada apenas no dia seguinte, ainda desacordada.
A família prestou socorro e a encaminhou para assistência médica na Casa de Saúde Indígena (Casai), no estado de Rondônia. A polícia foi até o estado colher depoimentos, com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), e ouviu a vítima, a família e médicos.
Diante dos fatos, os investigadores solicitaram à Vara da Infância e Juventude de Comodoro a internação do infrator. O mandado foi cumprido nesta sexta-feira. O adolescente estava na aldeia quando foi levado. Ele permanece em uma Delegacia de Pontes e Lacerda até conseguir vaga no socioeducativo.