Os Estados Unidos registraram no domingo (15) baixas temperaturas e precipitação de neve em plena primavera no hemisfério norte. Os tornados no leste do país fizeram companhias aéreas suspenderem voos e milhares de pessoas ficaram sem energia em casa e no trabalho.
No Michigan, onde a precipitação de neve deve chegar a 48 centímetros em algumas áreas, cerca de 310 mil imóveis ficaram sem eletricidade por causa de uma tempestade de gelo, a maioria deles no sudeste do Estado.
Vastas áreas de Detroit também ficaram sem luz, que até a noite de domingo ainda não tinha previsão de restabelecimento, segundo a prestadora de serviço DTE Energy, que está trabalhando para resolver 90 por cento da falta de energia até terça-feira, disse a porta-voz Carly Getz em um comunicado.
O peso do gelo nas linhas de transmissão, somado aos ventos fortes, causou a queda de mais de mil delas em Detroit e no condado de Wayne, relatou a DTE.
O pior da neve se concentrou na parte superior de Great Lakes, e Green Bay, no Wisconsin, teve a segunda pior tempestade de neve de sua história — acúmulo de 60 centímetros na tarde de domingo, segundo o Serviço Nacional do Clima.
Dois tornados arrancaram árvores e derrubaram casas em Greensboro e Reidsville, na Carolina do Norte, matando um motorista que foi atingido por uma árvore, de acordo com a administração municipal de Greensboro, noticiou a mídia local.
As tempestades se estenderam da Costa do Golfo ao meio-oeste e estão seguindo para o nordeste e a Nova Inglaterra.