Índios da etnia Xavante participam nesta quinta-feira (19), data em que comemora-se o Dia do Índio, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, de uma corrida, com toras de madeira que pesam em média 100 kg.
A corrida faz parte da programação de atividades educativas e culturais e é disputada por dois grupos da comunidade indígena.
No modo revezamento, os participantes da corrida passam de ombro a ombro a tora. Cada equipe deve percorrer um trecho de 8 a 10 km. Vence quem chegar primeiro no local combinado.
O evento é promovido pela coordenação regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai) e parceiros e tem como objetivo aprimorar o conhecimento da população local sobre o viver indígena.
A programação teve início nessa segunda-feira (16) e se estende até esta sexta-feira (20). O evento é aberto para toda a população.
O encerramento será realizado na aldeia São Marcos, com a apresentação musical do grupo Tsa-Wi-Di, de música contemporânea Xavante.
Na ocasião, o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), campus de Araguaia, fará a gravação do primeiro DVD do grupo.