Cerca de 600 atletas de trinta municípios do estado se preparam para uma etapa do Campeonato Estadual de Jiu Jitsu Esportivo que acontecerá dia 29 de abril, às 09h da manhã em Rondonópolis, no ginásio Marechal Rondon. O evento que reunirá homens, mulheres e crianças, será seletivo para o Campeonato Brasileiro que ocorrerá em maio em São Paulo, está sendo organizado pela federação, sob a coordenação do secretário executivo, professor Paulo Cezar Venâncio que vem trabalhando desde o início do ano para a realização deste evento.
Diretor executivo da Federação, o professor Venâncio diz que o evento é importante para reforçar a cidade como pólo esportivo do Jiu Jitsu e de outras modalidades. “Com a cidade à frente, o destaque é maior”, acredita o professor que não queria direcionar a competição para Cuiabá, que era o plano B.
O professor lembra que foi uma luta desde janeiro junto à administração municipal para a realização, mas as condições do Ginásio não eram favoráveis. Na época, o prefeito José Carlos do Pátio, desejou ser parceiro do evento e abraçou a causa. “Todos começaram a se movimentar, eu fui cerca de 15 vezes para Cuiabá, procurar políticos e amigos do judiciário que poderiam ajudar. Em contrapartida o prefeito articulou junto ao governo do Estado, e todo este esforço resultou não apenas na realização do evento como na conquista do ginásio para Rondonópolis, através de concessão pelos próximos 15 anos.
A Secretaria de Esporte, Educação e Cultura também colaboraram com todo este processo. Essas mesmas Pastas estão atualmente auxiliando na recuperação paliativa do local para realização do evento. Foi realizada uma limpeza geral, instalação de iluminação, e algumas estruturais além de questões de hidráulica e elétrica.
O secretário de Esporte, Jailton Nogueira vê a oportunidade do ginásio funcionando e sendo agora de uso do município através da concessão, como algo maravilhoso para o esporte de Rondonópolis. Segundo o gestor, a Prefeitura já apresentou o projeto para reforma que deve acontecer no fim do ano e que custará R$800 mil.
“Será um lugar bonito, muito confortável, mas no momento estamos colocando ele em condições mínimas de uso para o evento. É um desperdício deixá-lo fechado. Esperamos uma grande festa do esporte e muitos frutos para a comunidade de atletas”, anseia o secretário.