Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

'Negligência', diz pai de professora que morreu por H1N1 em MT após ser diagnosticada com virose 5 vezes

Camila Ramos, de 29 anos, morreu no dia 15 deste mês, no Hospital Regional de Sorriso. Ela chegou a procurar atendimento e fez tratamento para dor de garganta, segundo a família.

Data: Quinta-feira, 26/04/2018 07:34
Fonte: G1 MT

O pai da professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, que morreu no último dia 15 por H1N1 alega que os responsáveis pelo atendimento da filha foram negligentes. Osmar de Souza afirma que a filha começou a sentir os sintomas no início do mês e chegou a ser diagnosticada com virose por cinco vezes.

Um exame divulgado nesta quarta-feira (25), no entanto, confirmou a morte pela doença.

 

“Não acredito que ela tenha morrido por H1N1. Ela dormia com a irmã e uma criança pequena e ninguém apresentou sintomas. Reclamo dessa negligência. Vejo como falta de caráter, humanismo e descaso”, declarou Osmar.

 

A professora morreu com pneumonia bacteriana, no Hospital Regional de Sorriso. Durante o velório dela, o caixão precisou ser lacrado por orientação da equipe médica, para evitar possível contaminação, devido à suspeita de que a paciente estava com o vírus influenza.

Após a morte dela, pais de alunos chegaram a ficar com receio de levar os filhos para as escolas, apesar da Secretaria Municipal de Educação assegurar que não havia necessidade de suspender as aulas e que as orientações a respeito da higiene dentro das unidades foram redobradas.

 

Alta de familiares

 

Dois parentes da professora chegaram a ser internados de forma preventiva no Hospital Regional de Sorriso com os mesmos sintomas que ela apresentou no início da doença.

De acordo com a diretora do hospital, Luciele Benin, ambos tiveram alta e se encontram bem. Eles passaram por exames para detecção do vírus H1N1.

"Foram colhidos exames que estão em processamento no MT Laboratório, em Cuiabá. Ou seja, os resultados desses exames irão sair mais rápido. Mas os procedimentos [no hospital] não mudaram, porque as precauções são tomadas com todos os pacientes", disse.

 

Sintomas e prevenção

 

A Prefeitura de Sorriso afirmou que vai buscar junto ao Ministério da Saúde a liberação das vacinas para a cobertura da população de risco no município, que é de 14 mil pessoas.

Além disso, o município pede à população para que sejam tomadas as medidas preventivas para evitar a propagação do vírus, coo a higienização constante das mãos e a etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar).

A Secretaria de Saúde também orienta a população a procurar as unidades de saúde em caso de sintomas como febre, coriza, resfriado, dor no peito, dificuldade respiratória e dor de cabeça acentuada.

Segundo a pasta, na segunda-feira (30), apesar de ter sido decretado ponto facultativo no município, todas as unidades de saúde estarão abertas e com equipes reforçadas para atender à população.