Helena Soares, rainha de bateria da escola de samba Independente Tricolor, relatou em sua conta no Facebook um pouco do drama que viveu nos últimos três meses, quando foi internada às vésperas do carnaval com infecção urinária. Ficar de fora do desfile das escolas de samba de São Paulo foi o menor dos problemas. Helena foi diagnosticada com um problema no coração, passou por uma cirurgia cardíaca e uma no pulmão, necessidade de doação de sangue, além de outros problemas de saúde. "Cheguei ao extremo entre a vida e a morte", escreveu.
Mãe de três filhos, piloto de rali, advogada e musa do carnaval paulistano, Helena, de 36 anos, foi internada no dia 3 de fevereiro no Hospital São Luiz, em São Paulo, inicialmente com infecção urinária e uma síndrome muscular que causa dificuldade de locomoção, mas os médicos descobriram que a válvula mitral do coração dela havia se rompido.
A frequência cardíaca e a pressão foram diminuídas para que não retornasse mais o sangue para o pulmão. Helena permaneceu em repouso absoluto, respirando com balão de oxigênio, para conseguir limpar o pulmão. Helena recebeu alta no dia 12 de fevereiro para seguir o tratamento em casa com remédios para o coração e antibióticos até poder fazer uma cirurgia.
Ela foi para Goiânia, onde mora, e lá realizou a cirurgia cardíaca e outra pulmonar. "Uma cirurgia cardíaca grande, que excedeu as horas em dobro de circulação extra corpórea. Cheguei ao extremo entre a vida e a morte". relatou Helena.
"Tudo, função renal, pressão arterial, respiração, coração através de aparelhos e remédios alguns dias sem esperança e muita luta. Depois todos tipos de complicações, hemorragias, pneumonia, processos inflamatórios, falta de coagulação, ainda enfrentei outra cirurgia pulmonar para livrar meus pulmões dos coágulos do derrame de pleura que não saíram pelo dreno."
Ela precisou de doação de sangue e contou com a ajuda de amigos.
"Minha irmã, minha mãe duas guerreiras, não me deixaram um só minuto. Minha família, aos doadores de sangue, aos amigos. Fiquei sem dar notícias, mas estava com todos esses anjos de Deus a minha volta e recebendo todo o carinho de vocês. Sigo agora em recuperação, fora de perigo, com muita cautela e paciência. Agora é um passo a cada dia, de coração novo e muita gratidão por Deus que me fez viver para uma nova vida."