Uma bebê de um ano e seis meses morreu, no Hospital Regional Albert Sabin, em Alta Floresta (a 812 quilômetros de Cuiabá), com suspeita de ter contraído o vírus influenza tipo H1N1. A confirmação deverá ser feita após resultados dos exames enviados para a Vigilância Epidemiológica. A criança morreu no último domingo (28).
A direção do hospital disse ao Olhar Direto que a criança deu entrada no sábado (27) com um quadro de gripe. Ela também foi diagnosticada com pneumonia, que evoluiu tomando conta dos pulmões. O quadro evolui rapidamente e a criança não resistiu. O resultado dos exames enviados para a Vigilância Epidemiológica deve sair em até 30 dias.
Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado e Saúde (Ses) aponta que até o dia 27 março, Mato Grosso já possuia um total de 102 casos notificados. No total 15 pessoas vieram a óbito, o que corresponde a 14,70% do total de suspeitos e outros sete casos, até então, estavam em investigação.
A campanha de prevenção começou no último dia 23. As doses serão distribuídas para os municípios durante o final de semana pela Vigilância e com o apoio dos Escritórios Regionais de Saúde.
Do total de óbitos, um foi confirmado como gripe influenza A não subtipado (6,66%), um por influenza A por H1N1 (6,66%), um por influenza B (6,66%), seis Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificado (40%) e sete óbitos (46,66%) estão sob investigação.