Em meio ao calor e estiagem que atingiu Juína por cerca de cinco meses após o encerramento do período chuvoso que varia entre dezembro e abril, podendo se prolongar até maio, variando de cada região, o consumo de agua mineral tem aumentado consideravelmente.
Todos buscando de uma forma ou de outra, se manter hidratado para enfrentar o período de seca e de muito calor.
Em Juína, algumas distribuidoras de água mineral chegaram a registrar um aumento de até 50% em média com relação aos meses com temperaturas mais amenas, que tenham ocorrido chuvas.
Em outra distribuidora local, comparado com o mês de fevereiro, que choveu muito, e estava com a temperatura bem mais amena, comparada com o mês de outubro, que foi quando as chuvas iniciaram, o aumento na venda da água mineral nesse período atingiu mais de 90%
Perguntas frequentes serão esclarecidas agora. Como por exemplo:
Você sabe quantos litros de água é necessário ingerir para se manter hidratado? Mas antes, o que é hidratação? É possível se hidratar apenas com água? Frutas também são boas opções?
Para esclarecer essas dúvidas, o portal AMPLITUDE NEWS procurou Dr. José Parada, que é médico emergencista da unidade de pronto atendimento U.P.A. 24 horas de Juína.
“Primeiramente, a hidratação é a ingesta liquida do ser humano. Podendo ser via parenteral, via oral ou via inalatória. O ser humano perde pela saliva, pela respiração e pelo trato urinário ou digestivo, em torno de dois à três litros de líquido diário. Sendo assim, é preciso repor entre dois à três litros de líquido diariamente, claro que de acordo com a atividade física, metabolismo e funções do dia a dia. De início uma pessoa que trabalha sem muito esforço físico”. Disse Parada.
José ainda fez um comparativo com outra pessoa que trabalhe com maior agitação.
“Uma pessoa que trabalha em serviços de maior movimentação, (braçal) e perde muito líquido, inclusive pela pele no suor, é preciso ingerir de quatro até cinco litros de líquido diariamente. Conforme a sua perda. É preciso haver uma relação entre a ingestão e a perca de líquido”. Afirmou Parada.
De início a água é o principal objetivo da ingesta, mas também pode se alcançar os objetivos com a ingesta de frutas que contem muito líquido, como água de coco, melancia e diversas outras.
Pessoas que trabalham em ambientes fechados, e se expõe por muito tempo ao ar condicionado, também estão perdendo líquido, via inalatória. Nesses casos, a perfeição seria o uso de um humidificador de ar, para haver a ingesta de líquido, via inalatória.
No inicio do ano, quando na região noroeste de Matogrosso enfrenta o período considerado chuvoso, as pessoas ingerem menos líquido. Já nos períodos de seca, poeira, todas as vias aéreas ficam ressecadas, então há uma maior necessidade de ingestão líquida.
Em Juína os últimos registros são os seguintes:
Temperatura: variante entre 28º e 40º
Sensação: 32°
Umidade: 81%
Pressão: 1010 hPa
Vento: 9 km/h