Os servidores públicos estaduais lotados na Penitenciária Central do Estado (PCE) decidiram promover uma campanha de vacinação contra o vírus influenza para os recuperandos custodiados naquela instituição. A força-tarefa vai atuar durante toda esta terça-feira (08) e só terminam os trabalhos amanhã (09), durante todo o horário comercial, informou o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen).
A imunização está sendo feita contra os vírus H1n1, H2N2, E Influenza B Yamagata.
“A equipe de enfermagem da unidade está se desdobrando para dar conta da demanda. Os agentes penitenciários de plantão estão dando apoio ao procedimento no sentido de manter a segurança da equipe de saúde”, explicou a comunicação do Sindspen.
A direção da PCE esclarece às autoridades e aos familiares que pode haver demora e até mesmo suspensão de atendimento, “uma vez que a dinâmica faz parte do trabalho sistemático desenvolvido com o objetivo de combater as doenças epidemiológicas”.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas são atualizadas todos os anos e isso permite que cada vez se consiga imunização de uma gama maior de doenças e vírus circulantes.
A Associação dos Servidores da Penitenciária Central (Aspec) colaborou com a compra de materiais para o acondicionamento adequado das vacinas, coletores e outros materiais, sempre de acordo com o Sindspen.
Presidente da ASPEC, Matheus Noronha lembra que a população carcerária “está entre o chamado grupo de risco e a imunização é extremamente importante, pois há um grande risco para toda a sociedade, uma vez que os custodiados recebem visitas de seus familiares, advogados e demais autoridades, além disso, os servidores também ficam expostos e propensos a levar o vírus para fora da unidade".