A bebê Maria Alice Valke Eggertt, de 5 dias de vida, que aguardava uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal desde o dia em que nasceu, deve ser transferida para Cuiabá ainda na manhã desta quarta-feira (9), segundo informou o pai dela, Eder Junior Eggertt, de 30 anos.
Maria Alice está internada no Hospital São Luiz, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá e deve ser transferida para a Santa Casa da capital.
Ela nasceu com grave de síndrome de desconforto respiratório, choque e cardiopatia congênita (canal dependente) e precisava de uma UTI com acompanhamento de um cardiologista pediátrico. Segundo o relatório elaborado pela equipe médica do Hospital São Luiz, a menina está em estado grave e em ventilação mecânica.
A família de Maria Alice é natural de São José dos Quatro Marcos, a 343 km da capital, e buscou o auxílio da Justiça para tentar uma vaga para a bebê. A decisão liminar que determinou ao estado que providenciasse uma vaga foi proferida na segunda-feira (7) pela juíza Alethea Assunção Santos, da 1ª Vara Cível de Cáceres.
De acordo com Eder, a UTI móvel que irá trazer Maria Alice para a capital já está sendo preparada e a previsão é de que a transferência tenha início às 8h [9h no horário de Brasília].