Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Escola Estadual Daury Riva realiza programação para marcar a Semana de Mato Grosso.

Alunos mostram a dança do siriri e uma réplica da viola de cocho.

Data: Quinta-feira, 10/05/2018 13:04
Fonte: RECORDTV/Juara - Paulo Becker

Estamos em plena Semana de Mato Grosso e a data de 9 de maio marca, aniversário do estado e foi instituída pelo Decreto nº 7.467/2006.

A Capitania de Mato Grosso foi criada em 09 de maio de 1748, após ser desmembrada da Capitania de São Paulo e a data, então inspirou para que esse dia seja dedicado ao aniversário do Estado de Mato Grosso.

Não é feriado para os mato-grossenses, porém consta de eventos cívicos e educativos e várias instituições lembram a data, como é o caso da Escola Estadual de Tempo Integral, Daury Riva, em Juara, que desenvolve uma série de atividades voltadas para o tema.

Os alunos montaram um quadro com paisagens e símbolos do estado, como o Tuiuiú, ave símbolo do pantanal, as comunidades ribeirinhas e indígenas, o siriri, dança típica da cuiabania, a viola de cocho, que se tornou patrimônio cultural da humanidade, além de pinturas diversas.

A professora de História, Celina Gomes destacou a importância dos temas tratados durante as apresentações, em que a equipe da RECORDTV/Juara e AMPLITUDE FM acompanhou  como a dança do siriri, por exemplo.

“É necessário mostrar para o aluno o contexto geográfico em que ele habita. Somos privilegiados em morar num estado com muita diversidade cultural e aqui estamos fortalecendo estes laços, mostrando a arte, os costumes, os folguedos, a tradição de um povo trabalhador que faz de Mato Grosso, um belo estado. Os alunos da Escvola Daury Riva se engajaram perfeitamente neste projeto” disse a professora Celina Gomes.