O estudante Igor Nathan Isidoro Gomes, de 14 anos, aluno do Centro de Ensino Moderno (CEM/Juara) ficou em 3º lugar em Mato Grosso, no 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas.
O certame é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) com sede em Berna, na Suiça e o tema deste ano foi “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores”?
Igor Nathan competiu com estudantes de várias escolas de Mato Grosso, onde as escolas selecionam entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representa-las.
O estudante recebeu nossa reportagem na própria escola CEM, na manhã desta quinta-feira, 10 de maio de 2018 e disse que não esperava ser um dos classificados no certame. “É um privilégio ficar em terceiro lugar no meio de tanta gente. Penso que me superei em conhecimentos gerais, redigi sobre corrupção e o uso de vários mecanismos para combatê-la. Acredito que podemos transformar o Brasil, melhorando as pessoas. Este foi o meu foco e é a mensagem que deixo para quem ler a minha carta”, declarou Igor para o Jornalista Paulo Becker.
A orientadora da proposta em Juara foi a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Duarte. Ela destacou para a equipe da RECORDTV/Juara e AMPLITUDE FM, a importância do concurso. “Desperta no aluno o interesse pela escrita, pela criatividade, com redação redigida de próprio punho e, consequentemente, melhoria nos conhecimentos linguísticos”.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica sob a responsabilidade da UPU. Os prêmios são concedidos aos alunos vencedores e suas respectivas escolas.
Como Igor Nathan ficou em terceiro lugar em Mato Grosso, ele recebe um prêmio de R$ 700,00 (setecentos reais) e certificado de participação. A escola onde o aluno estuda - CEM - também recebe um prêmio de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) e certificado.