O programa social Luz Para Todos foi criado em 2003, com planos nacionais e estaduais e parcerias com a iniciativa privada. O objetivo do programa é levar energia elétrica às regiões rurais e/ou às casas que ainda não a tinham. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizada pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica em parceria com os governos estaduais.
Em Juína 96 ligações foram autorizadas recentemente, contemplando famílias na comunidade Cristo Rei, Vale do Juinão, Setor Aeroporto e na região do Distrito de Filadélfia, nas áreas Paraná 1 e 2, trazendo um benefício incalculável para famílias que antes viviam no escuro.
O vereador Antônio Munhoz Sanches, popular Tuna (PT), sempre foi um dos articulares do programa em nossa cidade. Ele contou à Record TV Juína que o programa esteve parado por alguns anos, desanimando muitas famílias, que tinham o sonho da energia elétrica, porém agora foi retomado com a autorização de 96 ligações.
Ele explica que essas ligações deverão ser realizadas pela Energisa, ou uma empresa terceirizada por ela, e que o prazo final para as ligações é o dia 06 de março de 2018. “Não temos como especificar qual casa vai receber primeiro, mas sabemos que até 06 de março todas as 96 casas serão atendidas”, contou Tuna.
O vereador explica que as pessoas interessadas devem procurar a unidade da Energisa em Juína e fazer a solicitação. “Serão liberadas muitas ligações, o plano do governo é atender todas as famílias que ainda não tem energia, e o prazo deles é até 2018, por isso, quem ainda não foi atendido procure a Energisa com seus documentos e se inscreva no programa”.