O juiz da Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, converteu a prisão de Gelson José Costa Marques, de 27 anos, em preventiva, durante audiência de custódia nesta quinta-feira (10). Gelson confessou estuprou a sobrinha de seis anos, a enforcou e a abandonou. Na ocasião, a vítima teve os órgãos rompidos e teve que passar por cirurgia.
O caso foi mandado para o juiz da 4ª Vara Criminal de Cuiabá, Lídio Modesto da Silva. Porém ele declinou da competência, pois o crime aconteceu em Várzea Grande. Em Várzea Grande, o caso foi para o juiz titular da Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Várzea Grande, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, que converteu o flagrante em prisão preventiva. Durante audiência, verificou-se que não houve lesões e maus-tratos ao preso por parte de policiais civis e militares. O caso segue em segredo de Justiça.
O crime ocorreu no último sábado (5), mas Gelson só foi preso terça-feira (07). De acordo com o delegado que preside as investigações, Cláudio Álvares Sant'Ana, o suspeito confessou o crime e declarou que estava sob efeito de álcool. “Ele relatou que chamou a menina para colher laranjas e que a estuprou em um terreno baldio - segundo ele, o ato teria durado apenas dois minutos - e que enforcou a garota para que não fugisse”. Ele declarou ainda que estava bêbado.
Acreditando que ela estivesse morta, o homem a abandonou inconsciente. Logo depois, ela teria acordado e, com dificuldades, conseguiu chegar em casa, no bairro Jardim das Palmeiras, onde pediu ajuda dos pais. De acordo com a mãe da vítima, a menina chegou em casa suja, sangrando e machucada, e dizendo que o tio era o responsável pelas lesões.
A criança foi encaminhada para o Hospital Júlio Muller e depois levada para o PSMC, onde passou por uma cirurgia de emergência. A vítima teve rompimento de vários órgãos, incluindo os genitais. Exames já foram realizados e amostras encaminhadas para a perícia. O estado de saúde da vítima não foi divulgado.