Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

ENEM 2017: por atraso, candidatos perdem prova em Juína.

Neste domingo (05) de novembro de 2017 teve linguagens e ciências humanas. E também a tão tenebrosa redação com o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" com 5h30 de duração.

Data: Segunda-feira, 06/11/2017 15:40
Fonte: MelQui Bento da Record TV Juína

O exame nacional do ensino médio (ENEM) em sua edição de 2017, como em todos os anos, diversas mudanças acontecem. Nesta edição a prova que antes era realizada em dois dias seguidos, sendo sábado e domingo, agora passou a ser realizada em dois domingos. Um seguido do outro.

 

Neste domingo (05) de novembro de 2017 teve linguagens e ciências humanas. E também a tão tenebrosa redação com o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" com 5h30 de duração.

 

Tema da prova de redação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde deste domingo (5).

 

Em Juína, os últimos minutos de portões abertos foi uma correria total. Candidatos a todo instante era avistados em corrida para garantir a entrada nos respectivos pontos designados para a aplicação da prova.

 

O Portal AMPLITUDE NEWS flagrou o jovem João David que chegou 1 minuto após o portão ter fechado, no CEJA ALTERNATIVO em Juína. Segundo ele, era a oportunidade de arriscar a tão sonhada ingressão na faculdade. João justificou dizendo que confundiu na divulgação quando diz que o portão fecharia as 13 horas (horário de Brasília).

 

Desde as primeiras edições em 2009, o Enem 2017 teve o maior índice de faltas, com abstenção de 30% dos candidatos. Dos 6,73 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, um percentual de 30,2% não compareceu ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência.

 

Neste domingo, apenas 273 eliminações de candidatos foram computadas, sendo 264 por descumprimento das regras gerais do edital e 9 por porte de algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.

 

No segundo domingo, dia 12 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

 

O QUE PODE LEVAR

 

É obrigatório apenas:

 

Documento original com foto na validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento; veja a lista dos documentos válidos)

 

Caneta preta de tubo transparente

 

É recomendável levar o "Cartão de confirmação" impresso porque ele tem data e local da prova. Mas ele não é obrigatório. É proibido lápis, borracha, calculadora ,fone de ouvido, óculos escuros, boné, chapéu, gorro, aparelho eletrônico, como celular, tablet, relógio, livros e anotações.

 

Em caso de roubo do documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame.

 

Os candidatos podem levar lanches, mas eles devem estar lacrados. Caso estejam abertos, devem estar guardados em sacos plásticos ou potes transparentes. Se houver alguma suspeita, os fiscais tem autorização para revistar.