Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Enquanto 27 bibliotecas são fechadas em MT, Juína apresenta avanços e boas práticas na área da Leitura

Data: Segunda-feira, 10/07/2017 11:13
Fonte: Sarah Ly/Metrô FM com assessoria e G1

Na manhã da última sexta-feira (07), em Cuiabá, o Prefeito Altir Peruzzo (PT), acompanhado do secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, da coordenadora do Programa Municipal de Fomento à Leitura, Patrícia Itaibele e das técnicas Vandileis Santander e Denilza da Cunha, participaram de um painel de debates referente aos avanços que Juína já conquistou na área da leitura.

Na abertura do painel, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Waldineia Almeida, frisou que Juína é considerada destaque pelas ações implantadas e também por ser o primeiro município do Estado do Mato Grosso a criar o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Em sua apresentação, o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, destacou os resultados positivos já alcançados. “Em seis meses, nós já mudamos drasticamente o papel da nossa biblioteca municipal, bem como do conceito sobre fomento à leitura. Estamos felizes em estar em Cuiabá apresentando à todo estado, as nossas experiências e boas práticas”, destacou Adriano.

O prefeito Altir Peruzzo reforçou a necessidade do investimento na Cultura. “Mesmo diante de um cenário de crise, nós não temos fugido da responsabilidade de investir e fomentar a Cultura, em especial no campo da leitura e das bibliotecas. O avanço de hoje é fruto de muito esforço e dedicação de toda uma equipe dedicada e comprometida”, frisou Altir.

O painel aconteceu durante a realização do I Fórum Estadual d Bibliotecas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado da Cultura e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas.

Em contrapartida, uma fiscalização apontou que 27 bibliotecas municipais estão fechadas no Estado de mato Grosso de acordo com um mapeamento, ainda em andamento, feito pela Sistema de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secretária Estadual de Cultura (SEC). Segundo informações da assessoria da SEC, os motivos são diversos e vão desde a falta de orçamento a bibliotecas instaladas em locais insalubres.

"Essas bibliotecas não podem ser fechadas. Deve haver pelo menos uma biblioteca pública em cada município, é uma lei", disse a gerente de Livro e Leitura da SEC, Helena Maria da Costa.

Das unidades fechadas, duas ficam em Várzea Grande, na região metropolitana. Durante a visita foram feitas orientações no sentido de que as bibliotecas devam se adequar para voltar a atender a população. Uma biblioteca em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, também se encontra em processo de readequação.

Após a fiscalização e orientação, seis bibliotecas foram reabertas. "Essas unidades do interior geralmente fecham no processo de troca de gestão, por exemplo. Além da falta de bibliotecários e funcionários preparadas para lidar com os livros", disse a gerente.

As visitas foram feitas em 54 das 154 bibliotecas cadastradas no sistema estadual. Em Cuiabá, todas as unidade municipais estão funcionando. Nove bibliotecas comunitárias estão cadastradas no sistema da SEC.