Caminhoneiros protestam contra o reajuste no preço do combustível em dois trechos da BR-364, nesta segunda-feira (21), em Cuiabá e em Várzea Grande, na região metropolitana. Conforme a concessionária que administra a rodovia, os manifestantes só estão impedindo o tráfego de veículos de carga.
Nos dois locais, está liberada a passagem de veículos de passeio, ambulâncias e veículos de carga que transportam carga viva e perecíveis. Os atos são feitos no km 398, no Distrito Industrial em Cuiabá, e no km 435, no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.
A concessionária estima a participação de aproximadamente 400 pessoas nas duas manifestações.
De manhã, os caminhoneiros faziam outro protesto no km 396, também na região do Distrito Industrial, mas no início da tarde esse trecho foi liberado.
Nesta segunda-feira, a Petrobras anunciou reajuste no preço da gasolina e do diesel nas refinarias, a partir desta terça-feira (22).
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) disse que a paralisação foi convocada pela (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) contra a política de reajuste de combustível da Petrobras, que, segundo a entidade, "é abusiva e prejudica toda a sociedade".
"Não se pode ter uma política de aumento de preços de combustível diária, aonde a população é obrigada a pagar o custo da roubalheira acontecida na Petrobras", diz o presidente do sindicato, Eleus Vieira Amorim.
O sindicato recomenda que os empresários do transporte de Mato Grosso deixem os veículos nas garagens, em apoio ao movimento, evitando que fiquem parados em bloqueios nas rodovias.