A secretaria municipal de Saúde (SMS) publicou nesta segunda-feira (21) os dados sobre o a Campanha de vacinação da influenza, que aconteceu no último sábado (19), em Cuiabá. A população foi imunizada para os três tipos de influenza: A H1N1, A H3N2 e B. A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe ocorridos em Mato Grosso.
De acordo com SMS, a campanha de vacinação já chegou à casa dos 72%, sendo que a meta prevista é atingir 90%, das 136 mil pessoas que fazem parte grupo ou considerados prioritários.
Para realizar os trabalhos, cerca de 400 pessoas, entre profissionais de Enfermagem e da Vigilância em Saúde foram mobilizados para trabalhar no sábado e imunizar a população.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início na Capital no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho. De acordo com a SMS, Cuiabá já recebeu mais de 120 mil doses, sendo cerca 25 mil apenas para o “Dia D”.
Quem não se vacinou é faz parte do grupo prioritário, deve procurar uma unidade de atendimento em uma das 67 salas de vacinação.
Idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses a menores de 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.
Segundo o Ministério da Saúde a vacina previne contra três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
O Ministério da Saúde recomenda higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.