O professor José Natanael Ferreira, que se encontra na Noruega, apresentou e defendeu, no dia 4 de julho de 2017, na 123ª Conferência Internacional sobre Direito e Ciência Política (ICLPS), promovida em Oslo, na Noruega, pelo International Institute of Engineers and Researchers (IIER), o artigo científico, de autoria dele: “Representative Democracy and corruption in political systems”, elaborado especialmente para esse evento.
A Conferência, coordenada pelo professor Hani Nasser Hermiz, da Salahaddin University-Erbil, situada em Erbil, no Iraque, aconteceu nas dependências do Hotel Park Inn by Radisson Oslo, e contou com trabalhos inscritos por professores-pesquisadores de diversos países, muitos deles cuja produção de conhecimento é bastante distinta e distante da realidade com a qual os brasileiros estão acostumados, dentre os quais Arábia Saudita, Argélia, Índia, Irã, Paquistão, Romênia, Tailândia, Taiwan e Turquia. Do Brasil, apenas o professor da AJES participou.
Sobre sua participação, o professor José Natanael Ferreira comentou: “Para participar da Conferência fazia-se necessário que o pesquisador interessado estivesse vinculado a uma instituição de ensino superior e, então, nesse caso específico, participei como integrante do corpo docente da AJES. No tocante à experiência, ela está sendo dupla: por poder participar de um evento internacional de professores-pesquisadores, e defender um texto afeto à minha área de interesse, e por poder conhecer um país em que as instituições públicas funcionam, o cidadão é respeitado como pessoa, e o meio-ambiente é preservado para as presentes e futuras gerações”.
E o professor ainda teceu considerações sobre a possibilidade de trazer, para o Brasil, uma edição da Conferência: “Foram tratativas bastante preliminares. Eu diria que foram sondagens. Mas, sim, promovi contato com os organizadores do evento para verificar da possibilidade de, talvez em 2018, realizar uma das edições da Conferência no Brasil. Será um ganho para tantos, acredito eu”.
Pelo conteúdo do trabalho acadêmico e por sua apresentação, o professor José Natanael Ferreira foi premiado pelo coordenador da Conferência com o Certificado de “Excellent Paper”, e sobre esse fato, ele considerou: “Foi bacana. Não sabia dessa premiação. Mas devo ressaltar que tudo somente foi possível porque contei com a colaboração da professora da AJES, Marileide Antunes de Oliveira, que também está em Oslo, e que me traduziu o texto e esteve presente em minha apresentação, servindo-me de interprete-tradutor. Sem a colaboração da professora não me seria possível participar desse evento. Agradeço, também, a outro professor da AJES, Sikiru Olaitan Balogun, que revisou a tradução do texto que elaborei. Por fim, devo agradecer à Direção da AJES: Coordenação do Curso de Direito e Direção-Geral, que viabilizaram minha vinda à Noruega. Então, essa minha participação, posso dizer, foi resultado de trabalho em equipe. Todos foram importantes; todos colaboraram. A mim coube coroar o trabalho”.
Para poder viajar à Noruega, o professor José Natanael Ferreira solicitou a suspensão do seu contrato de trabalho com a AJES, sem remuneração, mas, em breve, estará de volta à instituição.