Uma das conquistas da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios já se tornou realidade. Os Municípios com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem utilidade poderão usá-las para outras finalidades de saúde, sem ter de devolver os recursos recebidos.
Este é o caso de Juara, onde o prédio da UPA tinha prazo para ser entregue pela empreiteira em março de 2013. O edifício foi concluído no prazo previsto, porém até hoje, 5 anos já se passaram e nunca funcionou ali uma unidade de saúde.
O prefeito de Juara, Carlos Sirena está em Brasília e acompanhou o presidente Michel Temer na assinatura do Decreto 9.380/2018, que já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 23 de maio.
De acordo com dados do próprio Ministério da Saúde, existem no país 1.127 estruturas de saúde construídas, que nunca foram usadas. Delas, 979 são UBS e 148 são UPAs, onde se inclui a de Juara.
Com esta nova decisão, um sonho antigo pode se realizar, a transferência do Pronto Atendimento Médico (PAM), um prédio velho e que se tornou um local insalubre, para o novo endereço.
Resta agora aguardar o retorno de Carlos Sirena à Juara para saber dele quais os primeiros passos a serem dados de imediato para que isso se concretize.