Cinco itinerários de ônibus que sairiam da rodoviária de Cuiabá entre a sexta-feira (25) e este sábado (26) foram cancelados, por falta de combustível. Os veículos seguiram para os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).
A situação é consequência da greve dos caminhoneiros que fazem manifestação pelo sexto dia.
Em Mato Grosso, os protestos ocorrem na BR-070, BR-174, BR-158, BR-364, BR-163, MT-358 e MT-480.
Segundo a polícia, os trechos não estão bloqueados, entretanto, os caminhões de carga permanecem parados. Os outros veículos circulam livrementes pelas vias.
A falta de combustível afeta também outras áreas. a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou neste sábado, uma carga de 44 mil litros de combustível para o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzera Grande, na região metropolitana da capital.
O desabastecimento também é sentido pelos consumidores comuns. Em Tapurah, a 414 km de Cuiabá, todos os três postos da cidade fecharam as portas. Apenas diesel é encontrado no município.
Nos outros municípios, desde a quinta-feira (24), os estabelecimentos registraram longas filas de clientes que aguardavam abastecimento.
Alguns revendedores da região metropolitana de Cuiabá já teriam informado que o estoque deles pode se esgotar até este sábado.
Em outros municípios do interior, como Barra do Garças a Pontal do Araguaia, a 516 km e 518 km de Cuiabá, respectivamente, há postos que não possuem mais gasolina e etanol em estoque.
Em Mirassol D'Oeste, a 329 km de Cuiabá, alguns postos possuem apenas um ou outros combustível disponível. Já em Juara, a 690 km de Cuiabá, alguns estabelecimentos estão fechados desde quinta-feira por falta de combustível.