O movimento de paralisação dos caminhoneiros em Juara encerrou os protestos nesta quarta-feira 30, após uma semana de bloqueio na Rodovia do Vale, que liga o município à MT 170 e na MT 338.
Todas as estradas de acesso as cidades do Vale do Arinos também foram desobstruídas e em vários municípios da Região Norte de Mato Grosso.
A paralisação perdeu força depois que o governo federal anunciou redução de R$ 0,46 centavos no litro do óleo diesel e a suspensão da cobrança de pedágio do terceiro eixo levantado dos caminhões. O manifesto continua, com alguns caminhoneiros voluntários, em rodovias espalhadas Brasil afora.
A decisão de liberar o trânsito para caminhões foi tomada após um diálogo entre líderes do movimento, prefeitos, vereadores e gente do agronegócio que participaram de uma audiência com o governador do estado, nesta quarta-feira 30, em Cuiabá, onde reivindicaram a redução dos índices de ICMS sobre os combustíveis e informações sobre os recursos do FETHAB 2, que deveria ser aplicados na manutenção das estradas.
Com a paralisação, os postos de combustíveis do Vale do Arinos zeraram seus estoques, o gás de cozinha também já está escasso.
Em dois postos de combustíveis de Juara chegou apenas gasolina na tarde desta quarta-feira e o abastecimento era limitado em R$ 100,00 por veículo. Em apenas uma hora e meia o produto havia acabado.
Considerando a grande demanda e a demora em organizar o setor nas distribuidoras e os reservatórios vazios nos postos, o fornecimento de óleo diesel, de gasolina e de etanol, deve normalizar em 15 dias.