O empresário e dono do Frigorifico Blau-2R, João Renato Blau, teve seu patrimônio depredado na noite de terça para quarta-feira dia 30/05 em Porto dos Gaúchos em uma provável retaliação por não ter aderido ao bloqueio da MT-338, feita por produtores com apoio da classe política local, em adesão à paralisação nacional dos caminhoneiros.
O ato de vandalismo se deu na unidade frigorífica que fica na MT-338 a cerca de 05-km da cidade. Foram pichadas proximo ao portão de entrada da unidade os dizeres; “Renato Blau Covarde! J.B.S”
Ainda nesta mesma propriedade foram cortados os arames da cerca que fica em volta do frigorifico.
O ato foi constatado na noite de terça-feira dia 29, e um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo empresário na manhã desta quarta-feira dia 30 de maio na Policia Civil que passa a investigar o caso, e já conta com nomes de possíveis suspeitos.
Segundo relatado no B.O, a suspeita é de que o ato de vandalismo tenha sido praticado por alguém infiltrado no movimento de bloqueio na MT-338 proximo ao parque de exposição do Sindicato Rural em represália a Renato, pelo fato dele não ter aderido ao movimento e paralisado suas atividades de abate no Frigorifico Blau 2R, a exemplo de todos que estão no movimento, que mesmo tendo aderido, também não paralisaram e estão tocando normalmente suas propriedades e comércios.
Alguns manifestantes se revoltaram com Renato pelo fato do caminhão do Frigorifico estar entregando carne nos comércios da cidade durante os dias de bloqueio na rodovia, e inclusive uma passagem alternativa que foi usada pelo caminhão câmara fria para chegar a cidade foi bloqueada com cargas de terra, colocadas no meio da estrada por integrantes da manifestação.