Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Única sobrevivente de desastre de avião em Cuba, jovem de 19 anos está consciente

Mailén Díaz Almaguer permanece em estado crítico, segundo informações do hospital onde está internada.

Data: Quinta-feira, 31/05/2018 10:45
Fonte: G1

A única sobrevivente do desastre envolvendo um voo da Cubana de Aviación evolui com "estabilidade, consciente e em interação com o meio", embora permaneça em estado crítico, indicou nesta terça-feira (29) o mais recente relatório médico sobre o seu estado de saúde.

Mailén Díaz Almaguer, de 19 anos, está em cuidado "intensivo" e a equipe médica trabalha no controle das condições que representam riscos para o surgimento de complicações, conforme explicou o diretor do Hospital Universitário Calixto García onde ela é atendida há 12 dias, Alberto Martínez.

A jovem é a única sobrevivente do desastre do voo DMJ-972 que aconteceu no último dia 18. A aeronave caiu pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional de Havana e 110 dos seus 113 ocupantes morreram na hora. Três mulheres foram resgatadas com ferimentos graves e duas acabaram morrendo no hospital na semana seguinte.

Mailén mantém uma resposta "adequada e progressiva" ao tratamento e nas suas funções respiratórias, cardiovascular, de acordo com o médico. O tratamento aplicado foi efetivo, segundo o diretor, citado pela Agência Cubana de Notícias (ACN). O objetivo é continuar com o tratamento aos sistemas respiratório, cardiovascular, locomotor e também na área psicológica.

A aeronave pertencia a empresa mexicana Global Air e tinha sido alugada pela Cubana para fazer a rota Havana-Holguín. Todos os corpos já foram identificados e atualmente a comissão técnica integrada por especialistas cubanos, em parceria com investigadores mexicanos, americanos e europeus, analisa as causas do acidente, o pior da aviação civil do país nas últimas três décadas.

Na catástrofe morreram 101 cubanos -- entre eles cinco crianças -- e 11 estrangeiros.

 
Avião caiu logo após decolar de Havana (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)Avião caiu logo após decolar de Havana (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)

Avião caiu logo após decolar de Havana (Foto: Infografia: Roberta Jaworski)