Desde que foi instalada em Juara, a Escola Militar Tiradentes Cabo Israel tem apresentado um modelo diferenciado no processo ensino/aprendizado, com foco na disciplina, noções de cidadania e defesa da Pátria e formando cidadãos conscientes dos valores de família e de civismo.
A escola mantém a tradição de entoar o Hino Nacional Brasileiro diariamente, com alunos em fila, antes de entrar em sala de aula.
Esses quesitos que não se observa em outros educandários são fundamentais para a formação cívica dos jovens que passam a ter outra visão após o ingressado na escola.
Com isso, a Promotora de Justiça, Roberta Cheregatti pontua que diminuiu os índices de infrações cometidas por jovens e melhorou o relacionamento com a família.
“É uma oportunidade ímpar que poucos estudantes têm em Mato Grosso. O Ministério Público destina alguns recursos oriundos de transações penais da Comarca de Juara, para beneficiar esta instituição. Entendo que é um projeto que está dando certo, mas que precisa do apoio de todos” disse a promotora.
A Escola Militar Tiradentes Cabo Israel é um projeto desafiador, que como todas as escolas tem suas dificuldades e carências e busca sempre, trabalhar com a família e integração com a comunidade, nos projetos sociais.
“A gente traz a família inteira pra dentro da escola, ela é suporte principal nesta maneira de produzir conhecimento e isso tem conquistado o respeito da sociedade nas cidades onde há uma unidade escolar deste modelo” argumenta o Major/PM Félix, diretor da escola em Juara.